sábado, 25 de fevereiro de 2012

Treinamento Funcional


Aula de Treinamento Funcional, 25/02/2012 
Academia Runway
     Aula de treinamento funcional realizada na academia runway com  os professores: Thamires Fontenele e Vinícius Pereira.
    A modalidade iniciou-se a pouco tempo na academia e já vem atingindo resultados surpreendentes de alunos satisfeitos com o tipo de treinamento.

   A aula tem o objetivo de tornar o corpo humano uma "máquina" de locomoção mais eficiente. Tornando as atividades do dia-a-dia muito mais fáceis e com menor risco de lesão ou uma possível LER (lesão por esforço repetitivo). É um tipo de treinamento físico que oferece mais estabilidade e mobilidade ao corpo. Ajuda a melhorar a postura, o equilíbrio, coordenação motora, condicionamento, sem falar de muitos  outros benefícios.
     A principal musculatura responsável por gerar esse suporte todo é a parede abdominal juntamente com os músculos estabilizadores da coluna, conhecidos como CORE. O desenvolvimento da estabilidade do corpo é essencial para a realização de qualquer exercício, sem ela, não realizaríamos  atividade física alguma.
        É uma prática física sem restrições de idade ou nível de preparo físico. É recomendável e fundamental para qualquer idade, especialmente para a melhor idade, uma vez que com o envelhecimento vamos perdendo boa parte de nossas valências físicas. O treinamento funcional vem suprir essas deficiências evitando a perda dessas valências e ainda melhorando as capacidades físicas (agilidade, equilíbrio, força, coordenação motora, flexibilidade,...) que são essenciais para a realização de atividades do cotidiano.
        Para os atletas ou praticantes de algum esporte, o treinamento funcional ajuda a melhorar o desempenho em uma determinada modalidade, basta realizar exercícios específicos de cada esporte corretamente. Um exemplo do que estou falando seria um corredor realizar educativos e exercícios próprios para a corrida, já um nadador realiza exercícios diferentes que são próprios para a natação.
Depende do objetivo de cada indivíduo.

Vale a pena experimentar e conhecer!!!


Um comentário:

  1. Como aluna posso afirmar que treinamento funcional é diferente de tudo o quê já fiz em academia. Durante as aulas você trabalha com corpo todo, é excelente.

    ResponderExcluir