sábado, 25 de fevereiro de 2012

Treinamento Funcional


Aula de Treinamento Funcional, 25/02/2012 
Academia Runway
     Aula de treinamento funcional realizada na academia runway com  os professores: Thamires Fontenele e Vinícius Pereira.
    A modalidade iniciou-se a pouco tempo na academia e já vem atingindo resultados surpreendentes de alunos satisfeitos com o tipo de treinamento.

   A aula tem o objetivo de tornar o corpo humano uma "máquina" de locomoção mais eficiente. Tornando as atividades do dia-a-dia muito mais fáceis e com menor risco de lesão ou uma possível LER (lesão por esforço repetitivo). É um tipo de treinamento físico que oferece mais estabilidade e mobilidade ao corpo. Ajuda a melhorar a postura, o equilíbrio, coordenação motora, condicionamento, sem falar de muitos  outros benefícios.
     A principal musculatura responsável por gerar esse suporte todo é a parede abdominal juntamente com os músculos estabilizadores da coluna, conhecidos como CORE. O desenvolvimento da estabilidade do corpo é essencial para a realização de qualquer exercício, sem ela, não realizaríamos  atividade física alguma.
        É uma prática física sem restrições de idade ou nível de preparo físico. É recomendável e fundamental para qualquer idade, especialmente para a melhor idade, uma vez que com o envelhecimento vamos perdendo boa parte de nossas valências físicas. O treinamento funcional vem suprir essas deficiências evitando a perda dessas valências e ainda melhorando as capacidades físicas (agilidade, equilíbrio, força, coordenação motora, flexibilidade,...) que são essenciais para a realização de atividades do cotidiano.
        Para os atletas ou praticantes de algum esporte, o treinamento funcional ajuda a melhorar o desempenho em uma determinada modalidade, basta realizar exercícios específicos de cada esporte corretamente. Um exemplo do que estou falando seria um corredor realizar educativos e exercícios próprios para a corrida, já um nadador realiza exercícios diferentes que são próprios para a natação.
Depende do objetivo de cada indivíduo.

Vale a pena experimentar e conhecer!!!


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Exercícios físicos liberam hormônio que ajuda a queimar gordura



Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, anunciaram descoberta que pode dar origem a novos tratamentos contra obesidade


TONIA MACHADO
Praticante de corrida (Foto: Iwan Beijes/Stock.xchng)
A descoberta de um novo hormônio pode trazer esperanças para pessoas com problemas de excesso de peso e diabetes. A substância tem a capacidade de aumentar o gasto energético e queimar mais gordura corporal durante a prática de exercícios físicos. O novo hormônio recebeu o nome de irisina, em referência à deusa grega Íris, a mensageira de Zeus, o rei dos deuses (os cientistas estão apostando mesmo no potencial do novo hormônio).
O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, liderados pelo cientista Bruce Spielgelman. O artigo, publicado na edição desta semana da revista científica Nature, detectou a presença de irisina no sangue de ratos e homens adultos submetidos a um período de exercícios físicos. Segundo os pesquisadores, a prática de exercícios libera uma série de proteínas. No organismo, uma dessas proteínas é transformada e resulta no novo hormônio. Ele seria o responsável por aumentar o consumo de energia corporal.
Além de benefícios na queima de gordura, a irisina também se mostrou eficaz no controle do nível de glicose (um tipo de açúcar) no sangue. Após receberem uma injeção do novo hormônio, ratos de laboratório obesos e resistentes à produção de insulina, a substância que controla o nível de açúcar no sangue, apresentaram melhoras significativas na tolerância à glicose, e uma pequena perda de peso.
Os resultados demonstram que a irisina é um possível aliado no combate à obesidade e ao diabetes. Ainda não se sabe se um tratamento com o novo hormônio em longo prazo ou em maiores doses levaria à grande perda de peso. Os pesquisadores estimam que, no futuro, pode surgir um remédio a base da irisina. Por enquanto, ainda vale a boa e velha recomendação: pratique exercícios físicos.

(FONTE: REVISTA ÉPOCA; 11/01/2012)





quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Melhore seu desempenho na corrida

Se você gosta de correr ou pretende começar a correr preste atenção nessas dicas:

                                      Reportagem que saiu no Bom Dia Brasil em outubro de 2010.

    A Reportagem dá dicas de como correr adequadamente e evitar lesões corrigindo a postura durante a corrida; mostra alguns exercícios (educativos) que ajudam a melhorar o desempenho durante o exercício e ainda explica os tipos de tênis ideal para cada pisada (pronada, supinada ou neutra). Para isso seria interessante o acompanhamento de um profissional qualificado, afinal de contas, como o próprio texto diz: "Correr sob a supervisão de profissionais pode fazer um bem à saúde!!!"
     Dê valor a sua saúde e cuide do seu corpo!!!!

Te vejo pelas ruas!!!!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Emagreça com saúde


Vejo muitas pessoas por aí, decididas a emagrecer e que de uma hora pra outra resolvem fazer as dietas mais absurdas que se podem imaginar. Não têm nenhum conhecimento sobre o assunto e acham que é apenas fechar a boca que o problema está resolvido. Vai uma dica: a alimentação deve ser feita com qualidade e não quantidade. Afinal de contas, nosso organismo precisa de alimentos que contenham certos nutrientes que só adquirimos através da alimentação balanceada, caso contrário acabamos ficando doentes, anêmicos e fracos.

Por isso saiba emagrecer com saúde!!! 
Além da alimentação correta que se deve ter e que é essencial para quem quer perder peso, também não podemos esquecer da atividade física. E é neste ponto que eu dou mais ênfase, por ser minha área de trabalho.
Dentre muitos exercícios que podem ser feitos, cito eles: musculação e corrida. 
A corrida ou qualquer atividade aeróbia ajuda no processo de queima de gordura,seja ela realizada de forma continua ou intervalada. O tipo de treino não importa, contanto que você saiba trabalhar em cima da sua zona alvo de treinamento (frequência cardíaca ideal) para a queima de gordura. Basta fazer sua avaliação física para descobrir sua F.C. e seguir de acordo com a tabela:

Abaixo de 65% da F.C máx - MUITO LEVE- se obtém pouca ou nenhuma adaptação fisiológica.
Entre 65-70% da F.C máx - MODERADA- zona de queima de gordura.
Entre 70- 80% da F.C máx - PESADA - ajuda a melhorar sua capacidade aeróbica. 
Entre 80- 90% da F.C máx - LIMIAR ANAERÓBIO - ajuda a fortalecer as paredes do coração para ajudar a bombear mais forte o sangue para o corpo todo. Atividade muito intensa exige tempo de treinamento curto.

Já a musculação é fundamental para o ganho de massa, que ajuda a queimar gordura . É isso mesmo! O ganho de massa ajuda para quem quer emagrecer também. Ela acelera o seu metabolismo basal, que significa dizer que mesmo em repouso o seu organismo estaria queimando mais calorias do que queimava antes. O ideal seria ganhar músculo e perder gordura.
Mas lembre-se que na hora de se pesar a balança nem sempre quer dizer tudo, uma vez que massa magra pesa mais que massa gorda. Se o seu peso aumentou ou não anda diminuindo do jeito que gostaria, você pode apenas estar ganhando massa muscular, ou seja. você está no caminho certo para o seu objetivo!!!
Se você fizer a junção desses três elementos que acabei de citar, você não vai estar só emagrecendo, mas vocês vai estar emagrecendo com qualidade de vida e com saúde. O que é mais importante!!!

Ressalto que isso não é uma "receita de bolo". Por isso, vale procurar um profissional da área para tirar mais dúvidas!!!! E se mesmo assim, depois de tudo isso você não estiver conseguindo obter um resultado satisfatório é bom procurar um médico pois pode ser problemas de saúde, como problemas hormonais.